Design universal é informado por um conjunto de princípios e diretrizes desenvolvidas pelo Centro para o Design Universal na Faculdade de Design North Carolina State University. A seguir estão os princípios e diretrizes que são mais aplicáveis ao ambiente web.
- Uso Correto: "O design é útil e comercializável para pessoas com diferentes habilidades. Fornecer os mesmos meios de uso para todos os usuários: idêntico quando possível, equivalente quando não "O ambiente virtual é muito mais flexível do que a física.. Um único livro não pode servir a vários leitores por causa das limitações da página impressa. Um livro on-line pode ser feita maior, menor, colorido, copiados, impressos, leia em voz alta. A flexibilidade da web proporciona uma excelente oportunidade de projetar para o "mesmo meio de uso."
- Flexibilidade no Uso: "O design acomoda uma ampla variedade de preferências e habilidades individuais. Fornecer escolha nos métodos de utilização. "A web é flexível por natureza, e os usuários têm escolha a respeito da plataforma, software e configurações. Os usuários podem escolher para ver páginas web, sem imagens ou em uma variedade de layouts e fontes.
- Uso Simples e Intuitivo: "O uso do design é fácil de entender, independentemente da experiência do usuário, o conhecimento, as competências linguísticas ou nível de concentração atual. Eliminar a complexidade desnecessária e organizar as informações de acordo com a sua importância. "A maioria das páginas da web têm baixos índices de sinal-ruído, com grande parte da página entregue a identidade organizacional, publicidade e navegação. Simplicidade e acesso directo ao principais características e informações é essencial para uma estratégia de design eficaz.
- Informação Perceptível: "O design comunica eficazmente a informação necessária ao usuário, independentemente das condições ambientais ou habilidades sensoriais do usuário. Use diferentes modos (pictórico, verbal, táctil) para apresentação redundante de informações essenciais e oferecer compatibilidade com uma variedade de técnicas ou dispositivos utilizados por pessoas com limitações sensoriais. "Porque o texto em páginas web é legível por máquina, ele pode ser adaptado a diferentes contextos. Por exemplo, o texto é acessível a pessoas que não podem ver porque o software pode ler o texto em voz alta. Tecnologias da Web incluem disposições para o fornecimento de um texto equivalente para os itens não-texto, como o alt-text para imagens, legendas para áudio falado, e descrições de áudio para arquivos de vídeo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário