10/07/2013

Arquitetura da Informação: Uma Definição

Se você é novo para o campo, você ainda pode estar se perguntando: o que exatamente é arquitetura da informação? Esta seção é para você.

in•for•ma•tion ar•chi•tec•ture n.
  1. O projeto estrutural de ambientes de informação compartilhados.
  2. A combinação de organização, rotulagem, pesquisa e sistemas de navegação dentro de sites e intranets.
  3. A arte ea ciência de dar forma a produtos de informação e experiências para apoiar usabilidade e encontrabilidade.
  4. Uma disciplina emergente e comunidade de prática focada em trazer princípios de design e arquitetura para a paisagem digital.
Você estava esperando uma definição única? Algo curto e doce? Algumas palavras que sucintamente capturam a essência e extensão do campo da arquitetura de informação? Continue sonhando!

A razão pela qual não pode servir-se de um único todo-poderoso definição, para todos os fins é uma pista para entender por que é tão difícil projetar bons web sites. Nós estamos falando sobre os desafios inerentes à linguagem e representação. No documento representa plenamente e com precisão o significado pretendido de seu autor. No rótulo ou definição capta totalmente o significado de um documento. E não há dois leitores experimentar ou compreender um documento ou uma definição ou rótulo no exatamente da mesma maneira particular. A relação entre as palavras e significados é complicado na melhor das hipóteses.

Agora vamos descer do nosso palanque filosófica e descer aos fundamentos. Vamos expandir nossas definições para explorar alguns conceitos básicos de arquitetura de informação.

Informação

Usamos o termo informação para distinguir arquitetura de informação a partir de dados e gestão do conhecimento. Os dados são fatos e números. Bancos de dados relacionais são altamente estruturados e produzir respostas específicas para questões específicas. O conhecimento é a coisa na cabeça das pessoas. Gerentes de conhecimento desenvolver ferramentas, processos e incentivos para encorajar as pessoas a compartilhar essas coisas. Informação existe no meio bagunçado. Com os sistemas de informação, muitas vezes há uma resposta única "certa" para uma determinada questão. Estamos preocupados com as informações de todas as formas e tamanhos: sites da Web, documentos, aplicações de software, imagens e muito mais. Estamos também preocupados com metadados: os termos usados ​​para descrever e representar objetos de conteúdo como documentos, pessoas, processos e organizações.

Estruturação, Organização e Etiquetagem

É o que arquitetos de informação fazem melhor. Estruturação envolve a determinação dos níveis adequados de granularidade * para as informações "átomos" em seu site, e decidir como relacioná-los uns aos outros. Organizar envolve agrupar os componentes em categorias significativas e distintivo. Rotulagem significa descobrir o que chamam essas categorias ea série de links de navegação que levam a eles.

Encontrar e Gerenciar

Encontrabilidade é um fator crítico de sucesso para a usabilidade geral. Se os usuários não podem encontrar o que precisam através de uma combinação de navegação, pesquisando e perguntando, então o site não. Mas o design centrado no usuário não é suficiente. As organizações e as pessoas que gerenciam informações são importantes, também. Uma arquitetura de informação deve equilibrar as necessidades dos usuários com os objetivos do negócio. Gerenciamento de conteúdo eficiente e políticas e procedimentos claros são essenciais.

Arte e Ciência

Disciplinas como engenharia de usabilidade e etnografia estão ajudando a trazer o rigor do método científico para a análise das necessidades dos usuários e comportamentos informationseeking. Estamos cada vez mais capazes de estudar os padrões de uso e, posteriormente, fazer melhorias para os nossos sites. Mas a prática de arquitetura de informação nunca será reduzido a números, há muita ambigüidade e complexidade. Arquitetos de informação deve contar com a experiência, intuição e criatividade. Devemos estar dispostos a assumir riscos e confiar em nossa intuição. Esta é a "arte" da arquitetura de informação.

Peter Morville & Louis Rosenfeld's
Information Architecture for the World Wide Web, 3rd Ed - Dec 2006, parte 1, pag. 28.
5 DBG: Arquitetura da Informação: Uma Definição Se você é novo para o campo, você ainda pode estar se perguntando: o que exatamente é arquitetura da informação? Esta seção é para você. ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

< >