8/09/2013

CRIAÇÃO DE SITES: Usabilidade e Design centrado no Usuário

Usabilidade é tanto uma medida qualitativa da experiência de utilização de uma ferramenta e um fenômeno que pode ser medido e quantificado como um meio concreto para avaliar a eficácia de um projeto. Métricas de usabilidade quantitativas incluem a rapidez com que concluir tarefas e quantos erros que fazemos no processo. Mas usabilidade também pode ser medida através de medidas qualitativas, como quanta satisfação que derivam em utilizar uma ferramenta. "Apreensibilidade" é outra medida importante: a rapidez com que aprendem a usar a ferramenta e como bem nos lembramos de como usá-lo na próxima vez. Usabilidade tem um impacto não só sobre a nossa eficácia, mas também sobre as qualidades mais fundamentais, como a lealdade. O mais útil a ferramenta, melhor nos sentimos em relação a usá-lo e, no caso de sites, o mais provável é que vamos voltar para o site.

O método mais comum para atingir a usabilidade é design centrado no usuário (UCD). UCD inclui métodos user-oriented, como a análise de tarefas, grupos de foco, eo usuário testando para entender as necessidades dos usuários e refinar projetos baseados no feedback do usuário. UCD envolve determinar o que os usuários querem funcionalidade em um produto e como eles vão usá-lo. Através de ciclos iterativos de design, testes e refinamento, ucd praticantes verificar continuamente para ter certeza de que estamos no caminho certo, que os usuários gostam e será bem sucedido usando o design.

Usabilidade Universal surge de design centrado no usuário, mas com uma visão ampla e inclusiva do usuário. UCD é aplicado à tarefa de projetar sites que são fáceis de aprender e usar por uma diversidade de usuários, plataformas e contextos de uso.

5 DBG: CRIAÇÃO DE SITES: Usabilidade e Design centrado no Usuário Usabilidade é tanto uma medida qualitativa da experiência de utilização de uma ferramenta e um fenômeno que pode ser medido e qua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

< >