JavaScript é uma linguagem importante porque é a linguagem do navegador da web. Sua associação com o navegador faz com que seja uma das linguagens de programação mais populares do mundo. Ao mesmo tempo, é uma das linguagens de programação mais desprezados no mundo. A API do navegador, o Document Object Model (DOM) é muito horrível, e JavaScript é injustamente acusado. O DOM seria doloroso para se trabalhar em qualquer idioma. O DOM é mal especificado e implementado de forma inconsistente. Este livro toca apenas levemente no DOM. Eu acho que escrever um bom livro Parts sobre o DOM seria extremamente desafiador.
JavaScript é mais desprezado, porque não é uma outra língua. Se você é bom em alguma outra língua e você tem que programar em um ambiente que só suporta JavaScript, então você é forçado a usar JavaScript, e que é irritante. A maioria das pessoas nessa situação não se incomodam mesmo para aprender JavaScript em primeiro lugar, e, em seguida, eles são surpreendidos quando o JavaScript acaba por ter diferenças significativas em relação a alguma outra língua que prefere usar, e que importa essas diferenças.
A coisa surpreendente sobre JavaScript é que é possível começar o trabalho feito com ele sem saber muito sobre a linguagem, ou mesmo saber muito sobre programação. É uma língua com enorme poder expressivo. É ainda melhor quando você sabe o que está fazendo. Programação é um negócio difícil. Ele nunca deve ser realizada na ignorância.
Douglas Crockford's
Javascript: The Good Parts, O'Reilly, pag. 17. cap. 1.
Nenhum comentário:
Postar um comentário