http://www.w3.org/WAI/intro/specs |
Acessibilidade é um dos aspectos mais negligenciados na concepção de um site. Há um equívoco que a acessibilidade web na Criação de Sites requer sacrifícios de estética, ou que não vale a pena o esforço.
Mas, com o crescente número de maneiras que os usuários acessam a web, criar designer altamente acessíveis e universais que podem ser vistos de todos os modos quanto possível é fundamental para o sucesso na Criação de Sites.
A boa notícia é que não é tão difícil quanto você pensa. A maioria das diretrizes de acessibilidade web já andam lado-a-lado com as práticas de Desenvolvimento Web. Segue abaixo nossa primeira dica:
1. Use atributos <title> significativos
Pense atributos de título como resumos que descrevem onde o hiperlink levará o usuário que clica nele. Não ajuda se o atributo do título é o mesmo que o texto da ligação, tal como no exemplo a seguir:
<a href="portfolio.html" title="Portfolio"> Portfolio </ a>
Por que isso? Porque, para os usuários de leitores de tela, é redundante e não lhes dá valor acrescentado. No exemplo acima, apesar de acessibilidade web e Seção validadores 508 não vai deixar você passar seus testes automatizados, sem ele, é realmente melhor deixar de fora o atributo title. A melhor atributo title para o exemplo acima é:
<a href=" portfolio.html" artwork title="algumas da Carteira artista"> </ a>
Nenhum comentário:
Postar um comentário