A informação é identificada cada vez mais como um recurso econômico essencial para a tomada de decisão e para a execução dos diversos processos de negócio.
Quando inicio o desenvolvimento de um sistema tento sempre seguir alguns principios:
Qualidade da informação – quanto mais precisa a informação, maior sua qualidade e com mais segurança os administradores podem contar com ela no momento de tomar decisões.
Oportunidade da informação – para um controle eficaz, a ação corretiva deve ser aplicada antes de ocorrer um desvio muito grande do plano ou do padrão; portanto as informações devem estar disponíveis para a pessoa certa no momento certo.
Quantidade da informação – dificilmente os administradores podem tomar decisões precisas e oportunas sem informações suficientes; contudo é importante que não haja uma inundação de informações, de modo a esconder as coisas importantes.
Relevância da informação – de modo semelhante, a informação que os administradores recebem deve ter relevância para suas responsabilidades e tarefa
Confidencialidade - Garantia de que o acesso à informação seja obtido somente por pessoas autorizadas.
Integridade - Salvaguarda da exatidão e totalidade da informação e dos métodos de processamento.
Disponibilidade - Garantia de que os usuários autorizados obtenham acesso a informação e aos ativos correspondentes sempre que necessário.
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